Musicalização como estratégia no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
A Banda Shalom formada com crianças e adolescentes em que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma iniciativa que busca proporcionar um espaço de novas experiências, sentimento de pertença e identidade, ludicidade, socialização, todas essas oportunidades através musicalização e buscam colaborar com o desenvolvimento da autoestima das crianças e adolescentes, promovendo o trabalho em equipe e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
Os objetivos são claros, fornecer uma oportunidade para que possam ter contato com vários instrumentos, aumentar sua bagagem cultural com diversidade socializando com os demais participantes desenvolvendo habilidades que serão úteis no resto de suas vidas. Com esta iniciativa a tendência é que tenham mais responsabilidades e saibam lidar com as regras, interesse pelo os métodos de aprendizagem, esta atividade colabora com o desenvolvimento para o futuros desses adolescentes tanto na vida pessoal como para a profissional.
É uma ferramenta maravilhosa para contribuir com a melhorar do convívio deles, uma maneira de superar os traumas e os medos, assim fornecendo-lhes a auto estima de que necessitam para serem bem-sucedidos.
A banda do SCFV é uma porta aberta para um futuro melhor, e seus benefícios são estendidos aos seus familiares e para toda comunidade ao qual pertencem, contrapondo-se ao que temos observado atualmente quanto à violência e às más influências presentes nas ruas, o Projeto Shalom sempre visa proporcionar as famílias uma ocupação saudável para as experimentar e crescerem em uma atmosfera segura e saudável, assim se apropriarem dos seus direitos.
”Toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.” (Art. 75. da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 – ECA Estatuto da Criança e do Adolescente)